segunda-feira, 25 de abril de 2016

Os Graus de Falsificabilidade



Um dos assuntos mais complexos e simultaneamente mais controversos em Popper é o grau de falsificabilidade. Existem proposições que são mais falsificáveis do que outras, assim como teorias. Este tema pode ser conjugado com a questão do progresso científico. De um modo geral, Popper considera que existe progresso científica caso as novas teorias suscitem problemas que anteriormente não haviam sido considerados. Por outras palavras, o progresso científico consiste na passagem de velhos problemas para novos problemas através de conjeturas e refutações, isto é, a ciência progride caso se encontre teorias com maior probabilidade de ser falsificadas do que aquelas que foram substituídas. O critério de progresso       (Conjeturas e Refutações) é então o seguinte: uma teoria com maior conteúdo empírico é aquela potencialmente mais refutável.Como saber que uma teoria é mais falsificável? Quais as que melhor se predispõem a ser refutadas?

Por exemplo:
a) Sábado fará bom tempo.
b) Sexta feira choverá.

Ambas as proposições são falsificáveis em grau semelhante. Da mesma forma, ambas têm o mesmo grau de probabilidade. Contudo, se juntarmos a) e b)

ficaremos com «Sábado fará bom tempo e Sexta feira choverá». Temos então um maior conteúdo empírico comparativamente com as proposições isoladas, mas uma menor probabilidade. Portanto, a razão existente entre a probabilidade e o conteúdo empírico é inversamente proporcional. Quanto > for o conteúdo empírico < é a probabilidade ou, por outras palavras, quanto maior for o conteúdo empírico maior a improbabilidade.

CE de a) < CE de ab > CE de b)  

P de a) > P de ab < P de b)

Exemplos:

Entre as afirmações a) Sábado nevará na Serra da Estrela. e b) Sábado, pelas 20 h nevará na Serra da Estrela, a afirmação mais improvável é a b) por isso é a que possui maior informação, ou seja, maior conteúdo empírico. É mais provável que neve quando nos referimos ao dia todo do que a uma hora específica. 
Da mesma maneira, entre as frases c) As aves têm asas e d) Os pardais têm asas, a frase com menor probabilidade é a c) por isso, tem > conteúdo empírico e é mais falsificável.

Sem comentários:

Enviar um comentário