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Um dos argumentos mais usados a favor
das touradas é o da tradição.
Podemos usar o seguinte argumento:
. As tradições merecem ser preservadas.
. A tourada é uma tradição.
. Logo, a tourada merece ser preservada.
. Logo, a tourada merece ser preservada.
Seguindo a linha lógica de raciocínio podemos
ter em conta outros argumentos como:
. As tradições merecem ser preservadas.
. Apedrejar mulheres infiéis em algumas culturas é
uma tradição.
. Logo, em algumas culturas, apedrejar mulheres
infiéis deve ser preservado.
Concluímos que o argumento que defende que as
touradas devem ser preservadas uma vez que são uma tradição não se sustenta
racionalmente. Podemos ver nas tradições uma forma de melhoria e ajuda ao
desenvolvimento do ser humano.
Um outro argumento defensor das touradas
invoca a ética tentando assim justificar a violência das touradas sendo este:
"A ética tauromáquica é pois a seguinte: respeita-se a natureza do touro,
combatendo-o, pois é um animal de combate.(...) Sendo o touro um ser por
natureza bravo, ele realiza o seu grande bem lutando, ele realiza a sua
natureza de lutador na luta e ele realiza-se plenamente a ele próprio na
corrida e pela corrida".
O uso destes argumentos pretende provar
logicamente que quem defende o touro é o próprio toureiro.
Seguindo esta linha de raciocínio
qualquer um pode concluir também que num cenário de tortura quem defende a
vítima de tortura é o torcionário.
Em Portugal, segundo uma sondagem
recente, a percentagem de portugueses que não gosta de touradas é de 74,5 % contra
24,7 que ainda gosta (cf. Público, 26.08.2002). O artigo 9.º da Constituição
da República Portuguesa tem como tarefa fundamental do Estado “promover o
bem-estar e a qualidade de vida do povo”, o que se contradiz pela permissão das
touradas, que ofendem o sentimento maioritário da população e contribuem para a
degradação moral de quem obtém prazer estético e psicológico com o sofrimento
dos animais.
Assim concluo que as touradas não devem ser preservadas uma vez que desrespeitam
o direito dos animais, são causa de desconforto para a maioria populacional e não
há argumentação racional para a existência da tortura de bovinos.
Trabalho realizado
por: José Patrocínio
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