A Definição é classificada de vários modos (http://criticanarede.com/definicao.html), contudo o que nos vai interessar será a Definição Explícita por que nesta aplica-se o critério da necessidade e suficiência. Neste sentido, uma definição será bem conseguida se apresentar as condições necessárias e suficientes relativas a determinado conceito.
É condição suficiente ser português para ser europeu, mas não é necessário ser português para ser europeu, pode sempre ser-se inglês ou belga, ou viver em Inglaterra é condição necessária para viver em Londres, embora não seja suficiente.
Portanto, para definir e clarificar convenientemente um conceito temos de nomear as características necessárias e suficientes que cabem nesse conceito. Dizer que um gato é um mamífero é necessário, mas não é manifestamente suficiente. Mamíferos há muitos. Dizer que é um mamífero carnívoro, é necessário mas não é suficiente. Somente se disser que o gato é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, geralmente doméstico e que destrói ratos, é que encontro as condições necessárias e suficientes para o conceito de Gato. Todas as características assentam no Gato e são, na sua soma, exclusivas dele.
Para saber mais um pouco:
Sem comentários:
Enviar um comentário