Considerações acerca da verdade
1ª O conceito de verdade é à
primeira vista um conceito não problemático.
2ª Ao nível do dia-a-dia, nota-se
facilmente que é o conceito de verdade como correspondência entre
pensamento-discurso, por um lado, e os objectos e factos a que se referem, por
outro, que é aplicado.
3ª O complexos conceitos de verdade
por correspondência aristotélico-tomista referiam-se, por um lado, ao juízo e à
proposição e, por outro, encontravam a sua legitimação na existência do objecto
a que se referiam como realidade subsistente, independente do sujeito
epistémico.
4ª Em Kant a relação suj-obj em
termos tradicionais é substancialmente alterada. Distinguiu o fenómeno do
númeno. O objecto de que fala Kant é o que é constituído pelas intuições puras
da sensibilidade e as categorias do entendimento.
5ª Com a mecânica quântica, a
verdade como correspondência entra também em crise.
6ª Quine, Putnam apresentam a
alternativa verdade como coerência.
7ª Wittegenstein com os «jogos de
linguagem», Nietzsche e a «vontade de poder», James «a verdade varia conforme
as nossas necessidades» e Peirce «a verdade reflecte uma crença comum»
forneceram as bases do conceito de verdade do pragmatismo de Rorty.
8ª O problema da verdade é
discutido preferencialmente na análise lógica da linguagem.
9ª Popper baseia-se na verdade de
Tarski que recupera a noção de verdade como correspondência. Para Tarski, uma
proposição T é verdadeira se tiver a forma bicondicional: (T) P é verdadeiro
se, e só se, for S. A «neve é branca» se, e só se, a neve for branca. A
proposição da direita é tradução da proposição à esquerda. ParaTarski, a
verdade pode ser estabelecida numa linguagem puramente formal. Davidson, apesar
de comungar da formalidade da verdade, considera que há diferença entre a
linguagem simbólica e a linguagem formal.
10ª Há actualmente uma tendência de
atribuir à argumentação uma importância cada vez maior.
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