Conhecimento e Crença
Por
crença entendemos qualquer tipo de convicção. Não é concebível elaborar conhecimento sem que se acredite no que se afirma. Daí que a crença seja condição
necessária[1]para o conhecimento.
Por
isso considera-se contraditória a seguinte afirmação:
Sei
que a terra é redonda, mas não
acredito nisso.
|
A crença é uma condição necessária na medida em que é um
aspecto fundamental para que haja conhecimento, mas não é suficiente porque,
além da crença, há outros factores que, em conjunto, são condições necessárias
e suficientes.
Conhecimento e Verdade
Como não podemos ficar pelas crenças, temos de procurar
outras condições que completem essa crença. Assim, posso acrescentar que a
crença, para produzir conhecimento, tem de ser verdadeira. Quando digo que
Maria está na praia tenho de ter um conhecimento factivo[2] de
que a Maria está na praia. Se simplesmente julgar, erradamente, que Maria está
na praia estou a ter uma crença falsa. Portanto, sem verdade não há
conhecimento.
Ex:
O Ambrósio sabe que o céu é castanho. Esta proposição viola a facticidade do
conhecimento e, por isso, é falsa
Mas será a crença verdadeira condição necessária e
suficiente para o conhecimento?
Mais uma vez só podemos afirmar que é uma condição
necessária. Porquê?
Há
situações em que tenho uma pretensa crença verdadeira, mas que só por acaso é
verdadeira. Se se perguntar ao aluno Luisão qual a raiz quadrada de 4 e ele
responder, sem convicção e certeza, que é 2, estamos perante um acaso. Logo, é
necessário algo mais para produzirmos conhecimento. Uma crença verdadeira é
quando julgamos que a crença julga a realidade tal como ela é, mas só por
si não garante que se alcance o conhecimento
Conhecimento e Justificação
Resulta do que ficou dito que o conhecimento não pode ser
consequência do acaso. A crença verdadeira é uma condição necessária mas não
suficiente para o conhecimento se processar. Por isso, devemos pressupor que é
necessário algo mais; é fundamental, tal como refere Platão em Teeteto, numa justificação.
A
justificação é uma condição necessária para o conhecimento. Apresentar as razões para confirmar a
veracidade de uma crença é indispensável para produzir conhecimento. Justificar
é fazer uma ligação efectiva entre a crença e a realidade.
A
justificação pode revestir-se de duas formas:
a)
através
de um argumento. Os argumentos justificam afirmações a partir de outras;
b)
Através
dos sentidos, ou seja, directamente (se Ambrósio visse a meia cheia de
presentes).
Conclusão:
Conhecimento
será, então, uma crença verdadeira justificada.
S
conhece P se e só se: 1) S acredita em P.
2) P é
verdadeira.
3) S tem
uma justificação para acreditar em P.
Sem comentários:
Enviar um comentário