terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Capuchinho Vermelho

Leitura e reflexão à volta da obra Capuchinho Vermelho.
Após a leitura, foi possível colocar algumas questões consideradas pertinentes. Esta característica decorre do nosso espanto, da nossa inadiável curiosidade e da perplexidade  que o mundo suscita.

O óbvio:

- Descreve um pedido da mãe;
- A menina chama-se Capuchinho Vermelho;
- Encontrou morangos pelo caminho;
- Apareceu o Lobo mau;
- O lobo mau comeu a avozinha;
- O caçador salva a avozinha e o próprio Capuchinho.
Possíveis questões:

- Porque razão o capuchinho é vermelho?
- Qual o significado do fruto «morango»?
- Porque razão é lobo e não outro animal?
- Qual o papel e o simbolismo do caçador?


A filosofia está para o homem assim como os contos infantis estão para a criança.

Nestes últimos, o conto pretende que a criança, de uma forma lúdica, comece a ordenar as ideias confusas que possui acerca do mundo.

A filosofia, a partir dos seus instrumentos operativos (vulgo racionalidade) atribui, ou tenta atribuir, ordem no mundo. A filosofia separa, ou tenta, a luz da escuridão. Se este é o sentimento mais humano que existe, então a filosofia toma partido da intimidade mais profunda do ser humano.

                             
Qual o papel da filosofia?

  • O levantamento de questões é a função fundamental da filosofia. Procurar transitar de um plano de evidência para um plano que transcende o imediato. Procura, por isso, as crenças básicas.

  • O que são crenças básicas? São crenças, convicções, que se julgam verdadeiras, e que determinam todas as outras crenças que delas dependem.


  • Deste modo, a filosofia pretende fundamentar as ideias através, inicialmente, de um rigor conceptual e, depois, de uma validade argumentativa.

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