quarta-feira, 12 de junho de 2019

Rawls e Sandel


Questões

Rawls

Sandel

O que é uma sociedade justa?



É uma sociedade que não põe em causa as liberdades básicas iguais para todos nem a igualdade de oportunidades. Para que isto seja possível, a desigualdade económica terá de ser controlada para que possa reverter também a favor dos mais carenciados.


É uma sociedade que respeita os direitos fundamentais, tal como no liberalismo, mas tendo em consideração todo o contexto material de onde o indivíduo emerge.

Qual a relação entre o justo e o bem?

O justo antecede a ideia de bem. A escolha dos princípios de justiça é a condição necessária e suficiente para a definição do que é o bem. Os princípios que especificam os nossos deveres e direitos não se devem basear em nenhuma conceção particular de vida boa, mas devem ser definidos pela escolha dos indivíduos.


O bem antecede a ideia de justiça. O indivíduo possui vínculos morais sem consentimento. Há pressupostos morais que têm origem nas comunidades e tradições.


Como são escolhidos os princípios de justiça?

Os princípios de justiça são definidos pela escolha do indivíduo destituído dos seus pressupostos materiais  e espirituais através do véu de ignorância, numa escolha puramente racional e, portanto, consentidos no contrato social. Só devemos aquilo o que decorrer do consentimento.

Os princípios de justiça são determinados pela reflexão acerca da vida boa. Há obrigações de solidariedade, de escolha ou de associação que decorrem das narrativas das comunidades em que vivemos.